Como responder ou que bases devemos apresentar quando nos questionarem sobre a veracidade da Bíblia Sagrada?
De facto, os cristãos têm sido fortemente confrontado e desafiados a provarem que o seu Manual Sagrado (a Bíblia) é realmente a Palavra de Deus e, consequentemente, infalível, fiável e exacta. Mas as pessoas que assim questionam acabam revelando-se e mostrando-se ignorantes, porque que a Bíblia está cheia de factos correctos que provam e/ou comprovam a sua exactidão, inspiração
e, consequentemente, a sua autoridade.São inúmeros os factos, mas vou trazer aqui somente alguns factos concretos que comprovam a veracidade bíblica. É interessante perceber que hoje em dia, vários factos científicos que a ciência moderna vem descobrindo, ao longo dos últimos tempos, já foram revelados por Deus, na sua Palavra, há mais de 1500 anos a.C.. Só tais factos em si, já são provas irrefutáveis da veracidade narrativa bíblica. Vou mostrar para você somente alguns destes factos que a Bíblia já vem narrando há bastante tempo. Acompanhe:
- A quarentena domiciliar. O mundo hoje está vivendo momentos difíceis qual nunca antes houve, pelo menos não nesta proporção. Todo mundo está praticamente parado por conta da pandemia da Covid-19. Para dar cobertura a situação, os cientistas apontaram como a grande solução para se cortar a transmissão do vírus, a quarentena domiciliar. Ou seja, que todos devem ficar em casa até que este mau vento venha ser solucionado. Ora, curiosamente, este método de quarentena domiciliar e nacional, já foi também apontada por Deus, na Bíblia, há muito tempo, como sendo a medida perfeita para se combater males do género. Vê o que está escrito: "Vai, pois, povo meu, entra nos teus quartos, e fecha as tuas portas sobre ti; esconde-te só por um momento, até que passe a ira." (Isaías 26:20). Fantástico, não é mesmo?
- O Deus criador do universo. O facto é que, segundo os cientistas, o universo é formado de massa e energia, e isso a ciência prova; o universo é governado por leis, isso também a ciência prova; massa e energia não criam leis, isso também a ciência prova; leis não criam a si mesmas, e nisso a ciência concorda com o que está escrito na Bíblia: "No princípio criou Deus os céus e a terra" (Génesis 1:1), isto é, o universo.
- A suspensão da terra. Antigamente, de acordo o progresso histórico, muitos povos acreditavam que o mundo era um disco achatado apoiado em um gigante ou em um animal, como um búfalo ou uma tartaruga. Com o avançar dos tempos, os cientistas descobriram que a terra realmente está suspensa no espaço vazio. Acontece que a Bíblia já fazia menção desta verdade recém-descoberta há muito, mas muito tempo mesmo, e com bastante precisão. Assim lemos: "O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." (Job 26:7). Aleluia!
- As práticas higiénicas protegem a saúde. Isso mesmo, a Bíblia também já fazia menção a higienização como sendo a medida perfeita para prevenirmo-nos das doenças, tal como os médicos têm aconselhado. Hoje fala-se grandemente da necessidade incessante de mantermos a higiene na lavagem regular das mãos com água e sabão, álcool em gel, etc., etc., mas a Lei dada à nação de Israel já incluía regulamentos sobre se lavar depois de tocar em um cadáver, isolar pessoas com doenças infecciosas (quarentena) e eliminar fezes humanas de forma segura (Levíticos 11:28; 13:1-5; Deuteronómio 23:13). Por outro lado, vale aqui lembrar que na época em que esses regulamentos foram dados aos israelitas, os egípcios tratavam as feridas abertas com uma mistura que continha excremento humano!
- O ciclo ecológico da água. Esta é a outra maravilhosa evidência da veracidade da Bíblia. Para um bom estudante e amante das ciências biológicas e geológicas, entenderá perfeitamente o que vem a ser o Ciclo Ecológico da Água. É como o velho ditado científico: "Na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma." Eu, em particular, como professor de Biologia, sou apaixonado por esta temática de Ciclo Ecológico da Água. Antigamente, os gregos acreditavam que era a água de oceanos subterrâneos que alimentava os rios. Com o passar dos tempos, na altura do século XVIII, as pessoas ainda acreditavam nisso. Com o evoluir da ciência, chegou-se a conclusão de que este pensamento antigo estava errado. A verdade é que a água evapora de oceanos ou outras fontes (criando as nuvens dos céus) e cai no solo em forma de chuva (ou precipitações pluviométricas), neve ou granizo, alimentando os rios e nascentes. Esta recente descoberta não é novidade para a Bíblia pois que ela já vem narrando exactamente isso há muitíssimo tempo atrás (confirma em Job 36:27, 28; Eclesiastes 1:7; Isaías 55:10; Amós 9:6).
Eu poderia muito bem continuar citando inúmeras evidências vívidas que comprovam claramente a veracidade da narração bíblica. A Bíblia Sagrada é a Palavra de Deus, por isso os factos nele narrado constituem uma verdade absoluta e irrevogável (João 17:17). Não tem como ignorar isso, por mais que alguém queira.
O universo está recheado de factos que comprovam, não somente a existência do Deus Criador narrado pela Bíblia, como também confere à narração da Bíblia a credibilidade absoluta. Questionar sua veracidade torna o questionador num ignorante autêntico; pois que todas estas coisas estão patentes diante dos nossos olhos e claramente se vêem (Romanos 1:20). A Bíblia não contém a Palavra de Deus, certamente ela é a Palavra de Deus.
Leia com bastante atenção todos os capítulos que lhe apresento nesta minha breve e resumida resposta para que saibais responder com autoridade absoluta que lhe é conferida por Deus da Bíblia, a todo aquele que lhe questionar sobre a veracidade da mesma e do seu Criador.
VAMOS ORAR?
Pai Celestial, agradecemos-Te pela Tua Palavra, a Bíblia, que é verdadeira, viva e infalível. Obrigado porque, ao longo dos séculos, tens revelado as Tuas verdades, comprovadas não só pela fé, mas também pela ciência e pela história. Pedimos que nos dês sabedoria e coragem para defender a veracidade das Escrituras quando somos questionados, com mansidão e respeito, mas também com convicção, sabendo que toda a criação aponta para Ti como o Criador de tudo o que existe.
Ajuda-nos a confiar plenamente na Tua Palavra, reconhecendo que ela não apenas contém verdades científicas e históricas, mas que ela própria é a Tua revelação divina, infalível e imutável. Que possamos, com humildade, compartilhar essas verdades com aqueles que duvidam, apontando para as evidências que mostram a Tua soberania e perfeição.
Senhor, fortalece a nossa fé para que possamos ser testemunhas fiéis do Teu amor e da Tua Palavra, lembrando que todas as coisas que vemos são prova da Tua majestade. Que em cada oportunidade, o Teu Espírito Santo nos guie, trazendo clareza e compreensão àqueles que nos questionam, para que, através de nós, outros venham a Te conhecer. Em nome de Jesus, Te oramos. Amém!
ANTES A MORTE EM BATALHA DE CRISTO, DO QUE NA LAMA COMO COVARDE MORRER. ATÉ AQUI, PALAVRA DE DEUS.
LEIA TAMBÉM:
Sem comentários:
Enviar um comentário
Deixe seu comentário ou suas sugestões. Sua opinião é muito importante para mim!