01 setembro 2020

É VERDADE QUE JESUS NÃO VEIO TRAZER-NOS A PAZ?

PERGUNTA:

Em Mateus 10:34-36 Jesus declara que não veio para trazer-nos a paz, mas sim guerra! Qual era a intenção de Jesus ao proferir tais afirmações?

Esta questão é muito forte dada a variedade de interpretação que hoje se tem levantado em torno desta mesma passagem bíblica. Não que a Bíblia se contradiga, mas porque as pessoas erram "não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus." (Mateus 22:29b).

Vamos citar as palavras de Mateus 10:34-36:

"Não Cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; Porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a nora contra sua sogra; E assim os inimigos do homem serão os seus familiares."

Lendo somente este trecho, certamente terás dificuldade de compreender a razão de Jesus ter proferido tais palavras. O capítulo 10 de Mateus tem, no total, 42 versículos e, caso para entenderes a razão destas palavras, você deve voltar-se nos versículos anteriores. Então, vou resumir o contexto anterior.

No capítulo 10 de Mateus, Jesus começa por escolher os seus discípulos que, pela primeira vez, são chamados de apóstolos (v. 2). Ele elege estes 12 homens (vv. 2-4) que com Ele partilhariam o ministério todo. Mas Jesus os chama de apóstolos porque tinha uma missão especial para eles: "Ide, antes, às ovelhas perdidas da casa de Israel; e, indo, pregai, dizendo: É chegado o Reino dos céus." (vv. 6, 7). E não é somente isso, Ele também os deu a autoridade de executarem milagres sem, com isso, cobrarem nadinha (vv. 8-10).

A narração continua. Jesus está dando instruções precisas aos apóstolos de como seria a missão de resgatar às ovelhas perdidas da casa de Israel. Jesus os instruiu como é que deviam proceder-se quando entrassem numa cidade ou aldeia para anunciar as Boas Novas do Reino (vv. 11-15).

Jesus também deixou bem claro que esta missão dos apóstolos não seria simplesmente de mãos beijadas. Os apóstolos enfrentariam muitos obstáculos, desde os líderes religiosos, os homens governantes, até mesmo os seus familiares. Todos estes serviriam de obstáculos no caminho deles (vv. 16-28). O Mestre continua exortando os seus apóstolos de modos a não terem medo pois que no final da jornada, seriam agraciados com recompensas maiores. Fortificou-os de modos a amarem a Deus acima de tudo e  todos. Eles deviam pôr a missão como prioridade e deviam proclamar, destemidamente, a Jesus diante dos homens, a fim de Jesus também os proclamar diante de Deus Pai (vv. 29-33).

Esta mensagem - do Reino - seria motivo de escândalos para uns e motivo de guerra para outros. Mas ai daquele que desse ouvidos aos homens e desistisse da missão. O amor a Jesus Cristo devia exceder ao amor que eles tinham por qualquer outro homem (vv. 34-39). Por fim, Jesus garante bênçãos a todos que permanecerem fiéis aos seus ensinamentos (vv. 40-42).

Este é o esboço do capítulo 10 de Mateus. Agora que temos a visão geral do capítulo, vamos virar a nossa atenção aos versículos da questão inicial. O que, e como, será que podemos entender as palavras proferidas por Jesus Cristo?

1. "NÃO CUIDEIS QUE VIM TRAZER A PAZ À TERRA; NÃO VIM TRAZER A PAZ, MAS ESPADA." (v. 34)

Ora, os judeus acreditavam que quando o Messias viesse, ele iniciaria uma época de paz no mundo. A primeira vinda de Jesus nos trouxe essa paz universal. A própria natureza das reivindicações de Jesus força as pessoas a fazerem uma escolha. Eles precisam escolher acreditar que Ele é quem disse ser, ou precisam escolher rejeitá-lo. Jesus não veio trazer paz, mas espada (isto é, a divisão) que separa famílias, amigos e nações. Surgirão conflitos e discordâncias entre aqueles que decidirem seguir a Cristo, e aqueles que não o fizerem. Dizendo isto, Jesus estava encorajando a desobediência aos pais ou conflito em casa. Em lugar disto, Ele estava mostrando que a sua presença exige uma decisão.

Até hoje, o nosso mundo continua assistindo estes episódios. Muitos têm rejeitado a Cristo, e muitos também o têm aceitado. Mas, a chama da escolha continua acesa. Seguir a Cristo tem um preço, e você precisa pagar este preço se quiser segui-lo: "Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo." (Lucas 14:33; Mateus 10:38). Renunciar tudo que tens quer dizer que nada do que você possui deve exceder ou estar acima da prioridade de obedecer a Cristo. O que você tem não pode influenciar ou sobrepor-se ao amor que você tem por Cristo. "Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim." (Mateus 10:37).

2. "PORQUE EU VIM PÔR EM DISSENSÃO O HOMEM CONTRA SEU PAI, E A FILHA CONTRA SUA MÃE, E A NORA CONTRA SUA SOGRA. E, ASSIM, OS INIMIGOS DO HOMEM SERÃO OS SEUS FAMILIARES." (vv. 35, 36).

Neste trecho Jesus estava citando Miquéias 7:6 que diz: "Porque o filho despreza ao pai, a filha se levanta contra sua mãe, a nora contra sua sogra, os inimigos do homem são os da sua própria casa." Jesus explicou a reacção ao seu chamado - haverá inevitavelmente um conflito entre aqueles que reagem positivamente, e aqueles que não reagem deste modo. Algumas vezes a reacção é violenta, e membros da família irritados se tornam inimigos. Jesus não veio fazer tais divisões acontecerem; em lugar disso, a sua vinda, as suas palavras e o seu chamado causarão inevitavelmente um conflito entre aqueles que o aceitam e aqueles que o rejeitam.

Jesus também falou isso no versículo 21 do mesmo capítulo 10 de Mateus: "E o irmão entregará à morte o irmão, e o pai, o filho; e os filhos se levantarão contra os pais e o matarão". Nestas passagens, Jesus está deixando bem claro que a luta será maior para àquele que decidir segui-lo. Por amor a Jesus, os teus amigos poderão abandonar-te; os teus irmãos poderão odiar-te; os teus pais poderão desprezar-te; a tua esposa poderá deixar-te; etc., etc. "Vim lançar fogo na terra; e que mais quero, se já está aceso?" (Lucas 12:49). Mas uma coisa é certa: "Quem perder a sua vida por amor de mim achá-lá-á." (Mateus 10:39).

Muita gente já morreu por amor a Jesus. Os apóstolos de Jesus foram e evangelizaram. Numa destas saídas, em obediência ao Mestre, alegres, os discípulos voltaram dizendo: "Senhor, pelo teu nome, até os demónios se nos sujeitaram." (Lucas 10:17). O maligno sabe muito bem que o nome de Jesus (que levamos connosco) tem todo poder. Por isso é que ele faz de tudo para que algumas pessoas oponham-se aos que obedecem a Cristo. O maligno até vai mesmo muito mais longe; vê só o que está escrito: "Expulsar-vos-ão das sinagogas; vem mesmo a hora em que qualquer que vos matar cuidará fazer um serviço a Deus." (João 16:2).

Vale mesmo seguir a Jesus. A gente não perde nada fazendo isso, antes pelo contrário, ganhamos tudo por seguir a Cristo. Portanto, "tenho-vos dito estas coisas para que vos não escandalizeis. Tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de que já vo-lo tenho dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque estava convosco." (João 16:1, 4).

Meu amigo, permaneçamos firmes na fé. Resistamos ao dibo e, no fim, receberemos todos a nossa recompensa: "Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono." (Apocalipse 3:21, leia também Apocalipse 2:7, 11, 17, 26). Estas são as fiéis palavras do nosso Senhor Jesus Cristo.

VAMOS ORAR?

Senhor Deus, diante das palavras fortes de Jesus, que nos lembram que a escolha por seguir-Te pode trazer divisões até mesmo em nossas famílias, pedimos que nos dês coragem e fé para permanecer firmes em Ti. Ajuda-nos a priorizar o Teu amor e o Teu Reino acima de tudo, mesmo quando enfrentamos rejeição ou oposição. Que possamos, com a Tua graça, carregar a nossa cruz diariamente e perseverar até o fim, sabendo que a recompensa prometida em Cristo é maior do que qualquer sofrimento. Em nome de Jesus, amém!

ANTES A MORTE EM BATALHA DE CRISTO, DO QUE NA LAMA COMO COVARDE MORRER. ATÉ AQUI, PALAVRA DO SENHOR!

LEIA TAMBÉM:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe seu comentário ou suas sugestões. Sua opinião é muito importante para mim!